BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AVISO AMIGO 2

Aproximadamente 58 armas de fogo - entre pistolas, fuzis e metralhadoras - foram roubadas em um quartel da Polícia Militar na cidade de Salgueiro, no sertão de Pernambuco.
.
Preparem-se para a possível ocorrência de assaltos à agências bancárias no interior do estado do Ceará.
.
O Batalhão de Choque está pronto para realizar operações no interior, basta a determinação.

QUANDO EU FOR COMANDANTE...

A nossa civilização ocidental erra gravemente em desprezar a contribuição e os conselhos dos mais velhos e experientes. Somos quase sempre guiados pelo ímpeto e pela arrogância dos mais jovens, isso nos faz errar muito antes de acertamos os caminhos mais adequados e justos.
.
Por isso, quando eu for comandante, administrarei com o auxílio de um Conselho formado por policiais militares da reserva remunerada, representantes dos diversos círculos hierárquicos da Corporação, principalmente daqueles coronéis que já ocuparam funções importantes, tais como: Comandante Geral e Comandante Adjunto, Coordenador Geral de Administração, Comandante do Policiamento da Capital e do Interior.
.
Trancar-se em um gabinete ouvindo apenas os conselhos e sugestões daqueles que lhe são mais próximos e ligados pode, de uma maneira irreversível, alienar e desvirtuar as decisões de comando.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

AVISO AMIGO


É de conhecimento geral os elevados investimentos que o Governo do Estado tem realizado na pasta da segurança pública. Foram adquiridas viaturas confortáveis e potentes, dotadas de tecnologia de última geração; equipamentos, acessórios e novos uniformes de boa qualidade; coletes balísticos e novos armamentos.

O Governador sempre demonstrou uma preocupação em dotar os policiais do que há de melhor no que refere aos meios materiais.

Considerando esta boa disposição para a melhoria das condições materiais (infelizmente o fator humano está meio esquecido), fico a me perguntar: será que é do conhecimento do Governador algumas práticas adotadas pela SSPDS? Práticas estas que podem trazer diversos problemas para a imagem do Governo frente à opinião pública nacional.

Com certeza, dentre estas práticas, a mais preocupante é o emprego de policiais militares neófitos de uma maneira excepcionalmente irresponsável. Empregar uma dupla de policiais, apenas com revólver e sete cartuchos, sem coletes, à pé e sem comunicação, já é uma tremenda falta de bom senso, mas, além disto, posicioná-los em áreas de risco... é temerário.
.
É o que está ocorrendo com os policiais do Ronda do Quarteirão formados na última turma.

Será que vão esperar algo mais grave ocorrer para observarem a "burrice" que é expor estes jovens à tais riscos.

Com a palavra, o Governador.