BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

VERSOS ÍNTIMOS

"Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável,
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa ainda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!"

AUGUSTO DOS ANJOS

REFLEXÃO...


"Ó Voltaire! Ó humanidade! Ó estupidez! A verdade, a busca da verdade são coisas delicadas; se o homem se empenha nisso de um modo humano, demasiado humano - 'não procura a verdade senão para fazer o bem' - aposto que nada haverá de encontar."


Além do Bem e do Mau - NIETZSCHE

ESCREVI DURANTE UMA NOITE DE INSÔNIA

Apegar-se ferrenhamente aos seus princípios creio ser a única maneira de se resgatar os valores éticos há muito perdidos pela sociedade.
Chegam momentos em nossas vidas em que temos que tomar decisões firmes, mesmo que estas não sejam, de início, escolhas mais cômodas.
Acredito que cada dificuldade que surge em nosso caminho deve ser encarada como um exercício, ou teste, que irá avaliar os nossos princípios éticos e morais, fortalecendo-nos para enfrentar a longa jornada que é a nossa vida, mas nunca como um obstáculo instransponível, um castigo divino ou mesmo um carma.
Como saber qual caminho deveremos seguir? Quais escolhas devemos fazer? Em que momento? São as perguntas que sempre nos faremos quando surgirem os momentos de crise, ou quando, principalmente, nossos valores forem colocados à prova.
Somente uma coisa posso afirmar, independente das características do caminho a ser seguido, se ele é o mais longo e tortuoso, se ele é o mais cheio de perigos e armadilhas, se todos o desencorajam a seguí-lo. Agarre-se firmemente à honestidade, sinceridade, justiça, profissionalismo, dedicação e respeito, pois, com certeza, estará trilhando o caminho correto.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ACADEMIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Observo que alguns companheiros têm criticado o projeto do governo estadual de retirar da Av. Washington Soares a atual Academia de Polícia Militar Gen. Edgard Facó, levando-a para formar um novo complexo juntamente com as outras unidades de ensino integrantes do sistema de segurança pública do Ceará.
Em 2005, por ocasião da realização do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, eu e o Major Pinheiro defendemos tese monográfica sobre o tema: "A Importância de um Centro Integrado de Formação e Aperfeiçoamento para os Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará"; em suma, a criação da Academia Estadual Integrada. Lembro-me bem que o Cel. RR Raimundo Ferreira da Conceição, um dos avaliadores, chegou a insinuar que era uma proposta utópica para a realidade de nosso Estado. Com a abertura do processo licitatório de construção da Academia Estadual de Segurança Pública, torna-se realidade um sonho, e o referido oficial continua sem prestar contribuições significativas para a Corporação.
Infelizmente muitos de nossos companheiros são resistentes às mudanças, portanto dificultam os processos de modernização de nossa polícia, estes são aqueles que passam dias e dias criticando a estrutura atual e não apresentam propostas sensatas de melhorias, e quando estas surgem eles são os primeiros a se oporem.
Em nossas pesquisas para a já citada monografia, constatamos uma série de problemas e dificuldades do atual sistema de ensino da segurança pública do Ceará:
  • Prédios velhos e em condições estruturais insatisfatórias.
  • Carência de meios auxiliares de instrução.
  • Carência de equipamentos para os treinamentos práticos.
  • Recursos financeiros escassos.
  • Gastos elevados para a manutenção de várias unidades de ensino.
  • Pouca atratividade para professores e instrutores em função dos baixos valores pagos por hora/aula.
  • Total desorganização da legislação de ensino.

Já na época, quando ninguém ainda falava na possibilidade de projeto tão "ousado", apesar de que já estava ocorrendo no Pará, escrevemos o seguinte:

"Destacamos que a implantação de um Centro Integrado de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social no Estado do Ceará trará, a curto prazo, uma série de benefícios para o governo do Estado, mas, muito mais importante, benefícios maiores para toda a sociedade. Vislumbramos os seguintes pontos positivos:

- Unificação de toda a estrutura de ensino da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, proporcionando um controle mais efetivo das atividades educacionais;

- Maior facilidade para o repasse de verbas e para a elaboração de projetos de investimentos;

- Racionalização de recursos;

- Racionalização de gastos com os serviços essenciais;

- Diminuição de gastos com manutenção;

- Redução do número de profissionais empregados na atividade-meio;

- Melhores condições para a instrução e treinamento dos policiais e bombeiros militares;

- Melhoria dos relacionamentos profissionais entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares;

- A constituição de um quadro permanente de professores e instrutores, melhorando os valores pagos por hora/aula, com vistas a criar uma maior atratividade e por conseguinte uma melhora no nível destes profissionais;

- O atendimento de exigências do Plano Nacional de Segurança Pública, facilitando a aceitação de projetos e o conseqüente repasse de verbas federais;

- A assinatura de convênios com as universidades, melhorando o nível educacional de nossos profissionais;

- Atualização e unificação de toda a legislação de ensino."

domingo, 19 de outubro de 2008

O SEQUESTRO DE SANTO ANDRÉ



DE QUEM FOI O ERRO?

É a pergunta que todos estão fazendo sobre o caso do sequestro da garota Eloá.

Para mim o real culpado de tudo é o Estado. Isto mesmo: O ESTADO.

Senão, vejamos:

1º - Onde estava o visor de fibra óptica que indicaria aos policiais a presença de obstáculos atrás da porta de entrada do apartamento e a real localização do sequestrador no momento da invasão?

2º - Onde estava o microfone de parede para que os policiais que ocupavam o apartamento vizinho, mesmo sem ser necessário realizar qualquer furo na parede, pudessem escutar todos os sons oriundos do interior do apartamento onde estavam as vítimas, pudendo identificar os momentos em que o sequestrador estaria dormindo?

3º - Onde estava um posto de comando adequado para o negociador, tirando-o do meio da confusão e da interferência de fatores externos, com um sistema de comunicação direto com o apartamento da crise?

4º - Onde estava o treinamento adequado para os policiais, onde estes pudessem perceber que, tendo sido decidido pela invasão tática, seria necessária uma ação mais organizada e efetiva, com a invasão sincronizada pelas janelas e a utilização de granadas flashbang (atordoariam o sequestrador de imediato)?

O governante que não atentar para a vital importância de capacitar adequadamente as suas forças de segurança pública, além de dotá-las dos melhores equipamentos e armamentos, será considerado apenas mais um entre tantos que já passaram despercebidos pela história.